Voluntariado: o possível e o impossível sem sair de casa
27 de Novembro de 2017 às 07:00
Para garantirmos um futuro mais próspero, saudável, sustentável e justo para todos. Para asseguramos que teremos um Planeta mais protegido e cuidado e 7 bilhões pessoas longe da pobreza e da fome temos que começar a nos movimentar! Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU trazem metas para serem atingidas nos próximos 13 anos! Temos que fazer o possível e o impossível também para salvar o mundo!

Essa transformação exige a participação e colaboração de todos: governos, organizações, empresas, mas principalmente de cidadãos! A mudança vai começar em cada um de nós! Com estas ideias de praticar o voluntariado, vai ficar fácil, até para os preguiçosos! Seja voluntário sem sair do seu sofá!
 
  • Ajude na divulgação de campanhas e causas.
  • Compartilhe dicas de como usar de forma mais consciente os recursos; como economizar eletricidade e água.
  • Identifique postos de coleta de resíduos, cooperativas de reciclagem.
  • Realize pesquisas on-line para uma organização, uma causa, um projeto, tais como direitos das mulheres ou as mudanças climáticas; preservação do meio ambiente; garantia de direitos.
  • Faça mentoria para jovens, promovendo a permanência na escola, orientação vocacional.
  • Identifique no seu bairro organizações sociais que possam receber doações. Doe o que você não usa: dando uma vida nova a suas roupas, livros e móveis.
  • Promova a doação identificando boas causas e projetos: doação de dinheiro, objetos e tempo.
  • Traduza conteúdos científicos para organizações, apresentação de sites e portais.
  • Prepare materiais didáticos, apostilas para formação e treinamentos.
  • Identifique e apoie no preenchimento de editais para captação de recursos para organizações.
  • Crie materiais para melhoria na gestão e administração de organizações sociais tais como planilhas. Promova treinamentos on line de como usar ferramentas práticas de gerenciamento e melhoria de processos.
  • Monte de apresentações, pequenos vídeos e textos para a divulgação de causas e projetos.
  • Crie materiais de divulgação e comunicação para uma organização ou causas.
  • Divulgue projetos e oportunidades de participação em ações voluntárias presenciais ou a distância
  • Fale sobre temas relevantes como a inclusão, justiça e garantia de direitos.
  • Promova e apoie na organização de eventos sociais e filantrópicos.
  • Estimule cultura de paz por meio de imagens e textos inspiradores.
 
“Todos ganham quando organizações e voluntários se associam para enfrentar conjuntamente os desafios para alcançar o desenvolvimento sustentável, em qualquer lugar do mundo, por meio de qualquer dispositivo eletrônico: é rápido, fácil e, acima de tudo, eficaz. São indivíduos qualificados, motivados e conectados que vão promover as mudanças que queremos em prol das metas dos ODS. “  Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. 
 
Quando indivíduos qualificados e motivados unem suas forças às de grandes organizações trabalhando em prol das metas de desenvolvimento sustentável. Todos ganham quando unem suas forças às de grandes organizações trabalhando em de desenvolvimento sustentável.”



Silvia Maria Louzã Naccache Palestrante e Consultora na área de Voluntariado e Terceiro Setor, Responsabilidade Social.  É responsável pelos projetos e conteúdo de Voluntariado e Voluntariado Empresarial da Rede Filantropia; coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo-CVSP. Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra efacilita cursos, palestras, oficinas e eventos. É Conselheira voluntária da Associação Vaga Lume e voluntária como Regional Voice Lead do Movimento Impact 2030. Membro organizador do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Graduada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. 


Publicado por

Notícias mais populares

Gestão
Em agosto de 2017, a revista ÉPOCA e o Instituto Doar divulgaram a primeira ediç&...
Contexto e tendências
Criado para tornar mais transparentes as parcerias entre a administração públic...
Profissional captador
A captação de recursos é fundamental para a sustentabilidade de uma organiza&cc...