A relação entre os captadores de recursos e a área de finanças dentro das organizações
05 de Abril de 2016 às 23:55
A empresa americana Abila, que desenvolve ferramentas e softwares para gestão e captação de recursos para o Terceiro Setor, realizou uma pesquisa para descobrir como é a relação entre as áreas de captação de recursos e finanças das organizações da sociedade civil. O objetivo da pesquisa foi entender se há – ou não – colaboração entre as áreas, e apresentar sugestões para a maior colaboração dentro das organizações. O resultado é bastante interessante.
 
No total, foram pesquisadas mais de 1.400 organizações e, apesar de maioria dela ter sede nos Estados Unidos, os resultados podem inspirar nossas organizações na melhor condução da governança interna.
 
Dos captadores que responderam a pesquisa, 54% informou que há colaboração com a área de Finanças, em comparação com apenas 45% dos gestores financeiros que disseram o mesmo em relação aos captadores.
 
Captadores disseram que gostariam que os profissionais de finanças entendessem o processo de captação e de doações, e que é fundamental “gastar dinheiro para fazer dinheiro”. Também indicaram que manter boa relação com doadores é fundamental para o sucesso da organização, que captar não é fácil e que nem tudo é “preto e branco”, ou seja, que captar precisa de espaço para flexibilidade.
 
Já os profissionais de finanças disseram que gostariam que os captadores entendessem que o trabalho deles é complexo e consome muito tempo, que é fundamental compartilhar informação exata e no tempo certo, que os captadores devem ter, no mínimo, uma compreensão mínima sobre contabilidade básica, que a área de finanças está lá para ajudar e que eles têm demandas de relatórios que devem ser compreendidas pelos captadores.
 
A pesquisa é bastante interessante e segue trazendo informações relevantes, como os principais desafios de uma área em trabalhar com a outra, formas de ambos os setores trabalharem mais conjuntamente, a importância da integração dos softwares e etc.
 
O relatório completo, infelizmente, está somente em inglês. Quem dominar o idioma bretão e quiser fazer o download do arquivo completo, pode fazê-lo no link abila.com/collaborationstudy.
 


Notícias mais populares

Profissional captador
A captação de recursos é fundamental para a sustentabilidade de uma organiza&cc...
Fontes e técnicas
Não importa se é um jantar, um bazar ou um leilão. Eventos de captaç&ati...