Saiba como o funil de vendas pode ajudar sua organização a captar
04 de Julho de 2018 às 06:00
O funil de vendas é uma ferramenta de marketing usada para descrever o caminho que o cliente percorre desde quando é prospectado até o momento em que o negócio finalmente se concretiza. A ideia é compartimentar esse processo, tornando possível analisar cada etapa individualmente e constatar quais delas estão funcionando e quais precisam de ajustes. Nem todo mundo que entra sai. Daí a ideia de um funil.

Assim como muitos outros recursos usados no setor privado, essa ferramenta é mais uma que se adaptou ao terceiro setor, podendo ser aplicada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Ao definir cada trecho do trajeto feito pelo potencial doador, pode-se medir, de tempos em tempos — uma sugestão é a cada três meses —, quantos deles ficam na passagem de uma fase para outra.

Veja um exemplo de como construir um funil de vendas para uma ONG:

Prospecção — Momento do primeiro contato com possíveis doadores. Eles são escolhidos de acordo com critérios racionais, que delimitam qual perfil é
mais receptivo à causa.

Oportunidade — Depois de uma reunião ou de um mapeamento, identifica-se quais potenciais doadores têm interesse em apoiar a causa da organização e recursos disponíveis para tal.

Proposta/Pedido — É quando sua ONG faz um pedido de doação ou uma solicitação para quem você quer como colaborador.

Negócio provável — Etapa em que, após a proposta ou solicitação, o potencial colaborador dá sinais de que pretende fechar o acordo ou de que vai sugerir próximos passos para a conversa.

Negócio fechado — Fase em que o contrato é assinado e o apoio é formalizado.

Vale lembrar que essa é apenas uma proposta de divisão em etapas, e que cada organização pode criar o próprio funil, conforme características inerentes a sua atuação.





*Texto feito com base na masterclass “Captação com empresas: do processo à negociação, como captar mais e melhor”, ministrada por Ana Flavia Godoi, Luiz Donadio e Thiago Massagardi durante o 10º Festival ABCR, que aconteceu em São Paulo entre 6 e 8 de junho.


Notícias mais populares

Gestão
Em agosto de 2017, a revista ÉPOCA e o Instituto Doar divulgaram a primeira ediç&...
Contexto e tendências
Criado para tornar mais transparentes as parcerias entre a administração públic...
Profissional captador
A captação de recursos é fundamental para a sustentabilidade de uma organiza&cc...