O que é o Dia de Doar?
11 de Dezembro de 2015 às 11:46
O Dia de Doar é uma iniciativa internacional que surgiu em 2012 nos EUA em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”. O principal objetivo é promover a cultura de doação e a solidariedade, incentivando a mobilização de empresas, ONGs, órgãos públicos e pessoas físicas para que organizem suas próprias campanhas e ações de doação.

No Brasil, o #diadedoar foi realizado pela primeira vez em 2013, no dia 30 de novembro, sem conexão com a campanha global. Em 2014, o Brasil se juntou aos demais países e realizou o seu #diadedoar na mesma data internacional, o dia 02 de dezembro.

No Brasil há espaço para promover a cultura da doação
Em novembro, o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) divulgou no Brasil a pesquisa World Giving Index (Índice Mundial da Solidariedade), que mostrou o Brasil na posição 105, de 145 países. Apesar do resultado ruim, o sucesso do #diadedoar mostra que há espaço para promover a cultura de doação no país.

Para João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, que organiza a campanha em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, “Quando doar for um hábito natural do brasileiro, quando as famílias doarem, as escolas incentivarem os alunos a serem solidários, as empresas promoverem a filantropia e etc., aí sim vamos ter um Brasil mais justo e bom para todos os brasileiros”

O #diadedoar é promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país. Qualquer pessoa pode participar do grupo do Movimento no facebook: https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/ ou no site http://www.diadedoar.org.br/
 


Notícias mais populares

Profissional captador
A captação de recursos é fundamental para a sustentabilidade de uma organiza&cc...
Fontes e técnicas
Não importa se é um jantar, um bazar ou um leilão. Eventos de captaç&ati...